15 de dezembro de 2012

Tipos de Shampoo 1




A principal função dos shampoos é promover a limpeza dos fios e do couro cabeludo, porém devemos observar os tipos existentes no mercado, pois se não for indicado para o meu tipo de fios e química poderá danificá-lo.



O shampoo também tem a função de preparar o cabelo para receber tratamento. Para isso, devemos lavar os fios duas vezes (a primeira elimina a sujeira, e a segunda “prepara” para receber o tratamento escolhido / adequado. tratamento.


O principal ingrediente dos shampoos são os surfactante (que também podem ser chamados de tensoativos), que são moléculas que possuem ação detergente. Os surfactantes mais comuns são: Lauril sulfato de sódio e Lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de sódio, lauril eter sulfato de amônio.


         Antes de lavar os cabelos é fundamental conhecer os tipos de shampoo que existem no mercado, afinal não é qualquer shampoo que vai lavar bem o seu cabelo. Lembrando que os shampoos possuem um pH mais alto, para abrir as cutículas do cabelo e limpá-lo, portanto é de suma importância a aplicação do condicionador a seguir para fechar as cutículas e fornecer emoliência aos fios.

SHAMPOO ANTIRRESÍDUO: pode ser usado a cada 15 dias ou antes de uma hidratação mais caprichada. Lava bem o cabelo, abre as cutículas para receber tratamento e, de imediato, deixa o cabelo extremamente rígido e até embaraçado.

SHAMPOO TRANSPARENTE: pode ter cor, mas é transparente. Não é antirresíduo, mas deixa os cabelos mais limpos, prontos para receberem o shampoo indicado para seu tipo de cabelo. A maioria dos shampoos transparentes é para cabelos oleosos. Se você tem química no cabelo não precisa temer, pode usar sempre.

SHAMPOO LEITOSO: é o shampoo de tratamento, tem aspecto mais denso. Deve ser usado com o cabelo bem limpo, ou seja, lavado com shampoo antirresíduo ou transparente. Geralmente é indicado para cabelos tingidos ou secos porque hidrata os fios enquanto lava.

SHAMPOO TRANSLÚCIDO: é o shampoo de uso diário, está entre o transparente e o leitoso, é perolado. Este também limpa o cabelo, mas, não como o transparente ou o antirresíduos. Por isso, melhor usar um destes antes do translúcido para um resultado melhor. Geralmente são indicados para cabelos normais e alguns para cabelos oleosos.


SHAMPOO PEROLADO: é o mais indicado para o uso diário, pois não é transparente e nem leitoso, ele fica no meio termo. A maioria dos shampoo que tem essa textura são os de tratamento, como os shampoo sem sal, que são bem recomendados para quem tem química nos cabelos, como uma escova progressiva ou definitiva.






A INFLUÊNCIA DO PH


         Existem fatores fundamentais na escolha do xampu. Mas, com certeza, o mais importante é o pH da fórmula. Por isso, procure estar atenta aos seguintes fatores:

- Dê preferência aos produtos com pH balanceado e nunca com neutro (pH 7).

- O pH natural dos fios é de 4.5 a 5.5, (levemente ácido). Este é o pH dos produtos que devemos usar para tratar os cabelos diariamente. O pH ácido ajuda a fechar as cutículas, o que aumenta o brilho.

- O pH ácido lava e limpa sem agredir a proteção natural dos fios, ou seja, sem desgastar a camada ácida natural de sedosidade que envolve nossos cabelos.

- O pH correto também é fundamental, pois previne o desbotamento da coloração natural ou artificial dos fios e o ressecamento.

- Cuidado com a quantidade de espuma, nem sempre espuma excessiva é sinal de qualidade. Muita espuma pode significar uma quantidade exagerada de sal na formulação do shampoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...