6 de junho de 2013

Diagnosticando as Pontas Duplas


Camada externa do fio de cabelo, “a cutícula serve como proteção para que o córtex e a medula, parte intermediária e central, respectivamente, não sejam atingidos”, explica a terapeuta capilar Patrícia Maciel, de São Paulo. Ela é formada por células achatadas sobrepostas que lembram as escamas de um peixe. Sofre alterações quando agredida por fatores externos (sol e vento), químicos (tintura e alisamento) ou mecânicos (pentear e secar).



1, 2 e 3:  As ilustrações mostram as verdadeiras pontas duplas, chamadas de tricoptilose pelos médicos. Mas nem toda ‘ponta dupla’ é dupla; sabia? Elas também podem ser triplas ou quádruplas e aparecer ao longo do fio – e não só nas pontas. “Falta de hidratação, tinturas, alisamentos, uso de chapinhas são algumas das causas desse problema”, afirma o dermatologista Marcelo Bellini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista e da Academia Americana de Dermatologia.

4 e 5: Asperezas próximas à extremidade do fio são, na verdade, nós, conhecidos como triconodose. Eles surgem pela fricção exagerada, uso excessivo de secador, modelador e chapinha, procedimentos químicos e falta de hidratação. É mais comum aparecerem em cabelos cacheados e crespos, e nas pontas que são a parte mais velha do fio.

6: A chamada constrição de Pohl-Pinkus é uma diminuição momentânea no desenvolvimento da fibra capilar, que fica mais fina e parece esgarçada. Pode ser provocada por doenças sistêmicas, como depressão e infecções, e, portanto, merece uma avaliação médica. O tratamento e a cura desses distúrbios devolve ao fio sua espessura normal.

7: Pode parecer que são pontas duplas unidas, formando um laço, mas não são. “A tricorrexis nodosa, como é chamada, é característica do fio que perdeu a cutícula por agressão química ou desgaste mecânico, o que fez com que o córtex capilar se alargasse, dando a impressão de um grande nó”, explica o tricologista Erick Omar. No microscópio, a aparência é de bolinhas brancas, como se fossem lêndeas (ovos do piolho). Além de ser provocado por agressões à cutícula, como excesso de químicos ou de chapinhas, o problema também pode ter origem congênita. Na dúvida, procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...